expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 26 de setembro de 2015

Abacate (abacateiro)

Abacate (abacateiro)

Nome científico: Persea americana.

Origem: América Central e México, mas muito cultivada no Brasil.

Sinônimos: Abacado e aguacate (em espanhol).


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma árvore de porte médio, chegando a 30 metros de altura, tronco enrugado, madeira macia e frágil, bem esgalhada, folhas simples, inteiras, verde-escuras ou verde-brilhantes, dependendo da variedade.

Ambiente: Gosta de clima quente, solos férteis, bem drenados.

Luminosidade: Sol pleno.

Frutificação: Acontece na primavera-verão, seus frutos possuem várias formas, desde arredondados até periformes, dependendo da variedade. São, na maioria, de polpa carnosa, saborosos. São ótima fonte de bom colesterol, mas seu consumo deve ser moderado pelo fato de ser bastante calórico, possuindo cerca de 160 calorias por cada 100 gramas de polpa. Existem alguns pratos típicos do méxico, como a guaca mole, feitos à base da sua polpa.

Aplicações: É usado na medicina popular como remédio para hipertensão e como diurético.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Como fazer o plantio: Faça uma cova circular  de 60 centímetros de profundidade e mesmo diâmetro, coloque a muda e preencha com uma mistura de terra,  adubo orgânico e capim seco. É importante salientar que é uma planta que exige bastante espaço. Regue diariamente.

Adubação: Pode ser feita com adubo orgânico (a mais indicada) ou usando-se adubo químico de boa procedência, fazendo-se um sulco ao seu redor com, aproximadamente, 80 centímetros de distância.

Ótimo cultivo e bons frutos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário