expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Limão (limoeiro)

Limão (limoeiro)

Nome científico: Citrus limonum.

Sinônimos: Existem variedades de limão como o limão-galego, limão-cravo, limão siciliano, etc.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: É uma planta cultivada com facilidade em todo o mundo.

Características: Em geral, são plantas de até 5 metros de altura, bastante esgalhadas, ramos espinhosos, folhas alternas, oblongas, luzentes, normalmente, verde-brilhantes. Flores numerosas, em cachos, brancas por dentro, tingidas levemente de vermelho-violáceo por fora. O fruto é ovoide, e quando maduro varia entre verde a amarelo-claro, dependendo da variedade.

Como cultivar: As mudas podem ser adquiridas em floriculturas ou viveiros especializados. Faça uma cova de 40 centímetros por 40 centímetros, retire a planta de sua embalagem plástica, coloque dentro da cova e cubra com uma mistura de terra coum, carvão vegetal, capim ou qualquer outra fibra e esterco animal. Regue abundantemente.
Também pode ser cultivado em vasos. As regas devem ser cuidadosas.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Adubação: A adubação deve pode ser orgânica (recomendável) ou química. A orgânica pode ser feita trimestralmente, enquanto que a química pode ser bimestralmente e exige uma maior experiência de aplicação.

Usos: Além dos usos domésticos na preparação de sucos e doces, olimão é empregado na medicina popular para males do estômago e intestino, gripes e resfriados, tosses, etc.

Ótimo cultivo a todos!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir