expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Tangerina

Tangerina

Nome científico: Citrus reticulata.

Sinônimos: Mexerica, mixirica, bergamota.



                               
    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Origem:  Ásia e Austrália.

Características: É uma árvore de até 4 metros de altura, bastante esgalhada, ramos delgados, folhas simples, verde-brilhantes, flores brancas e frutos arredondados, meio enrugados, com a casca que se solta facilmente da polpa. Existem muitas variedades do fruto, inclusive alguns híbridos, que podem variar de tamanho e textura.

Como plantar: Compre uma muda de viveiro idôneo ou faça você mesmo as suas mudas a partir de sementes. Para semear, use uma mistura de terra, carvão e uma fibra qualquer, encha os sacos específicos para muda, coloque umas duas sementes, enfie uns dois centímetros dentro da terra, regue e deixe à sombra. 
Depois de crescida a muda, faça uma cova de 40 x 40 centímetros, coloque a muda com o torrão e cubra com uma mistura idêntica à da semeadura. A melhor época para o plantio é a estação das chuvas, pois, proporciona rega natural e possibilita a ambientação da planta ao novo habitat.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Adubação: A melhor adubação é a orgânica, usando-se esterco de curral ou terra vegetal 2 vezes por ano.

Usos: Além de ser um fruto muito saboroso para ser consumido in natura, pode ser consumido em forma de sucos, geléias, doces e chás, uma vez que é usada na medicina popular como remédio para gripes e resfriados.

Bom cultivo a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário