Jambo
Nome científico: Zizigium jambos.
Sinônimos: Jambo-amarelo, jambo-cheiroso.
Características: É uma árvore de até 12 metros de altura, bastante esgalhada, com folhas lanceoladas, verde-brilhantes. Seu fruto é arredondado, amarelo-róseo, polpa carnuda e suavemente doce, delicioso.
Ambiente: Gosta de clima quente, solos férteis, bem drenados. Locais bem ventilados e boa luminosidade, de preferência sol pleno.
Como plantar: Faça mudas usando as sementes (de fácil germinação). Utilize sacos específicos para mudas. Encha com uma mistura de terra comum, carvão, capim seco e esterco de curral ou compostagem. Coloque duas sementes a uns três centímetros de profundidade, regue em abundância e mantenha à sombra. Deixe desenvolver por pelo menos seis meses.
Quando for fazer o plantio definitivo, escolha um local aberto e bem espaçoso. Faça uma cova de 80 x 80 centímetros, coloque a muda e complete com uma mistura igual a mencionada acima. Regue abundantemente ou dê preferência para o platio em época chuvosa. Isso facilita a ambientação da planta.
Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Adubação: Deve ser semestral. Utilize adubo orgânico, como esterco de curral ou compostagem. Afofe a terra na circunferência da copa e aplique o adubo, regando em seguida.
Usos: Além de o fruto in natura ser saboroso, é utilizado para afzer doces e geleias. Também é usado na medicina popular no combate a tooses e catarro nos pulmões, um xarope feito com sua polpa.
Bom cultivo para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário