expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Romã (romanzeira)

Romã (romanzeira)

Nome científico: Punica granatum.

Origem: Oriente médio.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma árvore de até 3 metros de altura, efusivamente esgalhada, com folhas pequenas, verde-amareladas, flores vermelhas e frutos redondos, amarelo-avermelhados.

Ambiente: Gosta de ambientes quentes, solos férteis, bem drenados, luminosidade intensa.

Multiplicação: Por sementes. É uma smenete de fácil germinação, não exigindo grandes cuidados. Pegue sacos de plástico específicos para muda, preencha com terra comum e coloque duas ou três sementes enterradas a 2 centímetros de profundidade. Regue diariamente.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Plantio: Pode ser feito diretamente no solo ou em vasos. No solo, faça uma cova de 40 x 40 centímetros, ponha a muda e preencha com uma mistura de terra, carvão vegetal, capim seco e adubo de curral ou compostagem. Regue abundantemente.
Em vasos, coloque cacos de telhas ou tijolos no fundo para fazer uma boa drenagem, ponha a muda e preencha com a mesma mistura acima.

Usos: Além de ser um fruto saboroso, pode ser usado para fazer geleias e sucos. É um excelente antioxidante. Além do mais, a casca do fruto é usada na medicina popular como antibiótico, nos casos com inflamação de garganta, por exemplo.
Ótimo cultivo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário