expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mamão (mamoeiro)

Mamão (mamoeiro)

Nome científico: Carica papaya.

Sinônimos: Muda o nome segundo a variedade. Mamão-papaia, mamão-macho, etc.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Origem: Originário do México e de alguns países vizinhos, mas bastante cultivado em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Características: É uma árvore de tronco reto, liso, quase sempre sem galhos, com folhas grandes, palmatilobadas, verde-brilhantes por cima e verde-foscas por baixo, formando uma copa densa. Flores podem ser machos, fêmeas ou hermafroditas. As flores macho dão frutos compridos e menores, as flores fêmeas dão frutos mais arredondados, mais polpudos, mais doces e maiores, enquanto as flores hermafroditas dão frutos alongados, maiores e mais doces, segundo, claro a variedade.

Ambiente: Gosta de clima quente, não suportando temperaturas abaixo de seis graus centígrados. Aprecia solos férteis, bem drenados e locais bem arejados e com excelente luminosidade.

Multiplicação: Se dá através de sementes. Como não dá para saber se o mamoeiro será macho, fêmea ou hermafrodita, antes da floração, é aconselhável semear bastante. Deixe crescer por uns 60 dias antes de plantar definitivamente.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Plantio: Escolha um local com boa luminosidade, faça uma cova de 60 x 60 centímetros, ponha três ou quatro mudas escolhidas segundo um critério de tamanho (as maiores), preencha com uma mistura de carvão vegetal, terra comum, capim seco ou esfagno e esterco de curral ou compostagem. Regue em abundância. Deixe as mudas crescerem. Quando florescerem deixe apenas uma ou duas, de preferência as que derem flor fêmea, por darem frutos de melhor qualidade.

Usos: Além de ser um fruto saboroso, é utilizado para afzer doces, vitaminas, saladas, além de ser utilizado na medicina caseira como suavizante das funções intestinais, por exemplo.

Adubação: Faça adubação orgânica com esterco de curral ou compostagem. Afofe a terra ao redor da planta, na medida da copa, coloque o adubo e regue em abundância. Faça isso de seis em seis meses.

Ótimo cultivo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário