expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Maracujá

Maracujá

Nome científico: Existe uma grande quantidade de variedades. Entre elas: Passiflora edulis (usada para sucos) e Passiflora alata (variedade doce).

Sinônimos: Maracujá-doce, maracujá-azedo, maracujina, etc. Esses nomes se alteram segundo a variedade.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Características: É uma planta trepadeira vigorosa. O tronco é quandrangular. Folhas ovadas ou palmatilobadas, verde-brilhantes, flores grandes, solitárias, de cálice verde por fora e branco por dentro e, sobre o cálice, um círculo de pétalas lanceoladas. O fruto varia de tamanho segundo a variedade. O período de maior produção é primavera/verão.

Multiplicação: Por sementes. Plante em saquinhos especiais para mudas. Levam entre 60 e 80 dias para emitirem a primeira gavinha. estão prontas para plantio definitivo entre 90 e 100 dias.

Plantio: Deve ser feito perto de uma árvore mais baixa, em caramanchões ou espaldeira com 2 metros de altura e fios lisos colocados em número de 7 a 10, para que ela possa subir e se desenvolver. Faça uma cova de 40 x 40 centímetros, ponha a muda e preencha com uma mistura de terra comum, carvão vegetal e adubo orgânico, como esterco de curral ou compostagem.




    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Poda: A poda é apenas poda de formação, a fim de controlar a quantidade de luz que atinja a planta, principalmente em caracamanchões, pois a planta pode fechar a luminosidade e ter seu rendimento prejudicado.

Adubação: Deve ser orgânica. Use esterco de curral ou compostagem. Afofe a terra uns 40 centímetros ao redor da base da planta e despeje bastante adubo. Faça isso de três em três meses.

Regas: Devem ser constantes, diárias, se possível.

Usos: Além de ser um fruto saboroso, é utilizado na produção de sucos, geléias, doces, etc. Também é utilizado na medicina doméstica como calmante.

Ótimo cultivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário